Da Colónia à Independência: Narrativas Coreográficas em Busca de Identidade na Dança em Moçambique

Virgilio Sitole

Resumo


O objectivo deste artigo foi compreender a evolução das nossas danças para um país que passou por um processo de colonização e outras influências politicas, sociais e económicas. Para isso, por via da revisão bibliográfica, percorreu-se a história de construção da nação moçambicana em várias fases para perceber-se os factores que contribuíram para a construção de uma e/ou várias identidades que corporizam a dança em Moçambique. Partindo da premissa da existência das relações entre o passado e o presente das nossas danças e, sabendo que não existe um sujeito identificável no papel de colonizador nas danças, como investiga-las, entende-las e operacionaliza-las dentro de novas realidades políticas, económicas, sociais e culturais. Destaca-se, assim, o percurso histórico das nossas danças dentro de contextos adversos, e as respectivas particularidades nas narrativas para a busca e construção das suas identidades.


Palavras-chave


Dança Tradicional; Identidades; Narrativas identitárias; Construção de Homem Novo.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAMUGY, Belmiro. O homem-cultura. Disponível em: www.jornaldomingo.co.mz. Acesso: 10 mar. 2022.

Danças do Distrito de Angoche. v. 1. Publicação pela ocasião do II Festival de Dança Popular Ministério da Cultura, 2002.

CRAVEIRINHA, José. Xigubo. Ed. Alcance Editores: Maputo, 2008.

FAZENDA, M. J. Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações. Edições Colibri: Instituto Politécnico de Lisboa, 2012.

FILHO, Wilson Trajano e DIAS, Juliana Braz. O colonialismo em África e seus legados: classificação e poder no ordenamento da vida social. Anuário Antropológico [Online], v.40 n.2 | 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/1371. Acesso: 11 de Março de 2022.

FARRÉ, Albert. Assimilados, régulos, Homens Novos, moçambicanos genuínos: a persistência da exclusão em Moçambique. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/1443#tocto1n4. Acesso: 15 mai. 2022.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HEDGES, David; at all: História de Moçambique: Moçambique no Auge do Colonialismo, 1930 - 1961. Vol. 3. Departamento da História – Faculdade de Letras, Universidade Eduardo Mondlane. 1993.

MATE, Xadreque Paulo. O Colonialismo e o Destino das Danças Tradicionais Guerreiras em Moçambique. Embondeiro: Perspectivas, Análises e Descrições- Publicação Sócio Cultural do ARPAC, Maputo, N. 2, p. 8-18, Out. 2018.

LOPES, Sónia at all. Entre o Rufar e o Assobio: Os instrumentos tradicionais na Província de Maputo. Colecção Embondeiro. Ed. ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultura. Maputo. 2009.

MOGODE, J. (Edr) Moçambique. Etnicidades, Nacionalismo e Estado. Transição Inacabada. CEE/ISRI: Maputo, 1996.

Música Tradicional em Moçambique. Ministério da Educação E Cultura: Maputo, 1980.

PROGRAMA – 1º Festival Nacional de dança popular. Ed. Gabinete Central de Organização. 1978.

PINTO, Maria Helena. Devir (es) Contemporâneos. Ed. Kaia Ka Hina: Maputo, 2015.

SITOLE, Virgílio. Ocultos Sabores Em Letras Coreográficas. Maputo, 2016.

SOUZA, Christiane Pantoja & SOUZA, Airle Miranda. Rituais Fúnebres no Processo do Luto: Significados e Funções: Disponível em:https://www.scielo.br/j/ptp/a/McMhwzWgJZ4bngpRJL4J8xg/?lang=pt – Acesso: 01 de Maio de 2022.

SOUSA, Guimarães Luís: Tertúlias Moçambicanas: periódicos de cultura, literatura e construção nacional em Moçambique pós-independência (1978-1986). São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09052016-124356/pt-br.php. Acesso: 05 mai. 2022.

WANE, Marílio. A Timbila chopi: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005). Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. Universidade Federal da Bahia, Brasil, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Dança - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)

ISSN 2764-782X