Da Colónia à Independência:

Narrativas Coreográficas em Busca de Identidade na Dança em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700

Palavras-chave:

Dança Tradicional, Identidades, Narrativas identitárias, Construção de Homem Novo.

Resumo

O objectivo deste artigo foi compreender a evolução das nossas danças para um país que passou por um processo de colonização e outras influências politicas, sociais e económicas. Para isso, por via da revisão bibliográfica, percorreu-se a história de construção da nação moçambicana em várias fases para perceber-se os factores que contribuíram para a construção de uma e/ou várias identidades que corporizam a dança em Moçambique. Partindo da premissa da existência das relações entre o passado e o presente das nossas danças e, sabendo que não existe um sujeito identificável no papel de colonizador nas danças, como investiga-las, entende-las e operacionaliza-las dentro de novas realidades políticas, económicas, sociais e culturais. Destaca-se, assim, o percurso histórico das nossas danças dentro de contextos adversos, e as respectivas particularidades nas narrativas para a busca e construção das suas identidades.

Biografia do Autor

Virgilio Sitole, Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), Moçambique

Virgílio Ananias Sitole - Mestre em Gestão Comercial pela Southeast University (República Popular da China). Licenciado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo). Na área da dança tem formação em Técnica Contemporânea, Análise do Movimento, Criação Coreográfica e Metodologia de Ensino. Essa preparação alcançou, em 2000, no Centro Nacional de Dança em Paris (França). Produziu várias obras de dança; eis algumas: UTOMIPIA I (Companhia Nacional de Canto e Dança/Nsiripwite Artes); Corpus (Nsiripwite Artes); Tolerense (Nsiripwite Artes), vencedor do 3º lugar no Concurso Pós-Amatodos sobre o HIV/SIDA); Samora: Inspirando Gerações (Grupo Milorho); Mwanchani (CNCD); Wari (Nsiripwite Artes); Momentos e Futuro (CNCD); A Morte de Ximatana (Projecto VI); Por Ti Mestre (CNCD), prémio FUNDAC na categoria Nsaho; Gritos de Contrastes (Nsiripwite Artes), menção honrosa pelo FUNDAC); Mulher, Nossa Heroína (CNCD); Rutura: Let me Think Before Gone  (Projecto VI); Concerto Vukani  Majescoral.   

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Publicado

2022-07-15 — Atualizado em 2024-05-10

Versões

Como Citar

SITOLE, Virgilio. Da Colónia à Independência: : Narrativas Coreográficas em Busca de Identidade na Dança em Moçambique. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 68–88, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/52700. Acesso em: 31 ago. 2024.