Da Colónia à Independência:
Narrativas Coreográficas em Busca de Identidade na Dança em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700Palavras-chave:
Dança Tradicional, Identidades, Narrativas identitárias, Construção de Homem Novo.Resumo
O objectivo deste artigo foi compreender a evolução das nossas danças para um país que passou por um processo de colonização e outras influências politicas, sociais e económicas. Para isso, por via da revisão bibliográfica, percorreu-se a história de construção da nação moçambicana em várias fases para perceber-se os factores que contribuíram para a construção de uma e/ou várias identidades que corporizam a dança em Moçambique. Partindo da premissa da existência das relações entre o passado e o presente das nossas danças e, sabendo que não existe um sujeito identificável no papel de colonizador nas danças, como investiga-las, entende-las e operacionaliza-las dentro de novas realidades políticas, económicas, sociais e culturais. Destaca-se, assim, o percurso histórico das nossas danças dentro de contextos adversos, e as respectivas particularidades nas narrativas para a busca e construção das suas identidades.
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