This is an outdated version published on 2023-12-01. Read the most recent version.

From Colony to Independence:

Choreographic Narratives in Search of Identity in Dance in Mozambique

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700

Keywords:

Dança Tradicional, Identidades, Narrativas identitárias, Construção de Homem Novo.

Abstract

The aim of this article was to understand the evolution of our dances in a country that has gone through a process of colonization and other political, social and economic influences. To this end, through a bibliographical review, the history of the construction of the Mozambican nation in various phases was covered in order to understand the factors that contributed to the construction of one or more identities that embody dance in Mozambique. Starting from the premise of the existence of relationships between the past and the present of our dances, and knowing that there is no identifiable subject in the role of colonizer in the dances, how to investigate them, understand them and operationalize them within new political, economic, social and cultural realities. This highlights the historical journey of our dances within adverse contexts, and the respective particularities in the narratives for the search and construction of their identities.

Author Biography

Virgilio Sitole, High Institut of Art and culture (ISArC)

Virgílio Ananias Sitole - O verso do movimento. Da criação. Uma metamorfose construtivista do ego artístico. Forjado no diálogo filosófico dos corpos que se constroem na estruturação coreográfica dos sonhos. Utopias que inspiram e norteiam os trabalhos de Virgílio Ananias Sitole (Mussive Mankhuñele). Nasceu em 1974 (19 de Novembro), em Matalana, Distrito de Marracuene (Moçambique). Mestrado em Gestão Comercial pela Southeast University (República Popular da China). Licenciado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo).  Na área da dança tem formação em Técnica Contemporânea, Análise do Movimento, Criação Coreográfica e Metodologia de Ensino. Essa preparação alcançou, em 2000, no Centro Nacional de Dança em Paris (França). Produziu várias obras de dança; eis algumas: UTOMIPIA I (Companhia Nacional de Canto e Dança/Nsiripwite Artes); Corpus (Nsiripwite Artes); Tolerense (Nsiripwite Artes), vencedor do 3º lugar no Concurso Pós-Amatodos sobre o HIV/SIDA); Samora: Inspirando Gerações (Grupo Milorho); Mwanchani (CNCD); Wari (Nsiripwite Artes); Momentos e Futuro (CNCD); A Morte de Ximatana (Projecto VI); Por Ti Mestre (CNCD), prémio FUNDAC na categoria Nsaho; Gritos de Contrastes (Nsiripwite Artes), menção honrosa pelo FUNDAC); Mulher, Nossa Heroína (CNCD); Rutura: Let me Think Before Gone  (Projecto VI); Concerto Vukani  Majescoral.  Desenvolve, paralelamente a dança, pesquisas sobre diversas áreas viradas à gestão cultural, produção cultural e assessoria na área de Comunicação, Relações Públicas e Marketing. Executou funções de Assessor de Comunicação e Imagem no: Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), na Companhia Nacional de Canto e Dança (CND), respectivamente. É membro fundador, voluntário e animador sociocultural do Centro Cultural de Matalana. Lançou o livro Ocultos Sabores em Letras Coreográficas (2016).

References

ADAMUGY, Belmiro. O homem-cultura. Disponível em: www.jornaldomingo.co.mz. Acesso: 10 mar. 2022.

Danças do Distrito de Angoche. v. 1. Publicação pela ocasião do II Festival de Dança Popular Ministério da Cultura, 2002.

CRAVEIRINHA, José. Xigubo. Ed. Alcance Editores: Maputo, 2008.

FAZENDA, M. J. Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações. Edições Colibri: Instituto Politécnico de Lisboa, 2012.

FILHO, Wilson Trajano e DIAS, Juliana Braz. O colonialismo em África e seus legados: classificação e poder no ordenamento da vida social. Anuário Antropológico [Online], v.40 n.2 | 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/1371. Acesso: 11 de Março de 2022.

FARRÉ, Albert. Assimilados, régulos, Homens Novos, moçambicanos genuínos: a persistência da exclusão em Moçambique. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/1443#tocto1n4. Acesso: 15 mai. 2022.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HEDGES, David; at all: História de Moçambique: Moçambique no Auge do Colonialismo, 1930 - 1961. Vol. 3. Departamento da História – Faculdade de Letras, Universidade Eduardo Mondlane. 1993.

MATE, Xadreque Paulo. O Colonialismo e o Destino das Danças Tradicionais Guerreiras em Moçambique. Embondeiro: Perspectivas, Análises e Descrições- Publicação Sócio Cultural do ARPAC, Maputo, N. 2, p. 8-18, Out. 2018.

LOPES, Sónia at all. Entre o Rufar e o Assobio: Os instrumentos tradicionais na Província de Maputo. Colecção Embondeiro. Ed. ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultura. Maputo. 2009.

MOGODE, J. (Edr) Moçambique. Etnicidades, Nacionalismo e Estado. Transição Inacabada. CEE/ISRI: Maputo, 1996.

Música Tradicional em Moçambique. Ministério da Educação E Cultura: Maputo, 1980.

PROGRAMA – 1º Festival Nacional de dança popular. Ed. Gabinete Central de Organização. 1978.

PINTO, Maria Helena. Devir (es) Contemporâneos. Ed. Kaia Ka Hina: Maputo, 2015.

SITOLE, Virgílio. Ocultos Sabores Em Letras Coreográficas. Maputo, 2016.

SOUZA, Christiane Pantoja & SOUZA, Airle Miranda. Rituais Fúnebres no Processo do Luto: Significados e Funções: Disponível em:https://www.scielo.br/j/ptp/a/McMhwzWgJZ4bngpRJL4J8xg/?lang=pt – Acesso: 01 de Maio de 2022.

SOUSA, Guimarães Luís: Tertúlias Moçambicanas: periódicos de cultura, literatura e construção nacional em Moçambique pós-independência (1978-1986). São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09052016-124356/pt-br.php. Acesso: 05 mai. 2022.

WANE, Marílio. A Timbila chopi: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005). Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. Universidade Federal da Bahia, Brasil, 2010.

Published

2022-07-15 — Updated on 2023-12-01

Versions

How to Cite

SITOLE, Virgilio. From Colony to Independence: : Choreographic Narratives in Search of Identity in Dance in Mozambique. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 68–88, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/52700. Acesso em: 31 aug. 2024.