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Samba no pé carioca:

pistas para una historiografía etnográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52372

Palabras clave:

decolonial, historiografia da dança, negritude

Resumen

782XRESUMENFrente a los recientes esfuerzos decoloniales de investigadores del sur global, intento, en este ensayo, reflexionar sobre una posibilidad de historiografía de la danza a partir de una manifestación muy particular de Río de Janeiro: el "samba no pé" urbanocarioca. Para esto propongo un abordaje de antropofagia exusiaca, partiendo del cuerpo como documento y con una metodología comparativista que se abre a diferentes saberes cruzados.

Biografía del autor/a

Fabiana Pereira Amaral, Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (MeHDa)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Mestre pelo mesmo Programa (2013), Bacharel em Dança pela mesma Instituição (2010). Atualmente integra o Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil (UFRJ), o Projeto de Extensão Corpo em Cena: Fluxos Relacionais entre Formação em Dança e Atuação de Egressos na Sociedade (UFRJ), além do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (MeHDa - CNPq/UFG). Foi professora substituta dos cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro no biênio 2014-2015 e novamente no biênio 2019-2020, além de ter atuado como Coordenadora de Residências Artísticas e Oficinas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de 2018 a 2021, estruturando editais e participando de bancas de seleção de importantes companhias de dança do Rio de Janeiro e de outros estados que pleiteiam semestralmente espaço de residência no referido equipamento cultural. Tem experiência nas áreas de Artes e História, com ênfase em Dança, História da Dança e História da Dança no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Corpo e História.

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Publicado

2022-07-15 — Actualizado el 2023-11-30

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