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De la colonia a la independencia:

Narrativas coreográficas en busca de la identidad en la danza de Mozambique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700

Palabras clave:

Dança Tradicional, Identidades, Narrativas identitárias, Construção de Homem Novo.

Resumen

El objetivo de este artículo es comprender la evolución de nuestras danzas para un país que ha pasado por un proceso de colonización y otras influencias políticas, sociales, culturales y económicas. Para ello, mediante una revisión bibliográfica, se recorrió la historia de la construcción de la nación mozambiqueña en varias fases. Esto ayudó a comprender los factores que contribuyeron a la construcción de una y/o varias identidades que encarnan la danza en Mozambique. Partiendo de la premisa de la existencia de relaciones entre el pasado y el presente de nuestras danzas, sabiendo que no hay un sujeto identificable en el papel de colonizador en las danzas, cómo investigar, comprender y operacionalizarlas dentro de las nuevas realidades políticas, económicas, sociales y culturales. Así, se destaca el recorrido histórico de nuestras danzas dentro de contextos adversos y las respectivas particularidades en las narrativas para la búsqueda y construcción de sus identidades.

Biografía del autor/a

Virgilio Sitole, Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC)

Virgílio Ananias Sitole - O verso do movimento. Da criação. Uma metamorfose construtivista do ego artístico. Forjado no diálogo filosófico dos corpos que se constroem na estruturação coreográfica dos sonhos. Utopias que inspiram e norteiam os trabalhos de Virgílio Ananias Sitole (Mussive Mankhuñele). Nasceu em 1974 (19 de Novembro), em Matalana, Distrito de Marracuene (Moçambique). Mestrado em Gestão Comercial pela Southeast University (República Popular da China). Licenciado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo). Na área da dança tem formação em Técnica Contemporânea, Análise do Movimento, Criação Coreográfica e Metodologia de Ensino. Essa preparação alcançou, em 2000, no Centro Nacional de Dança em Paris (França). Produziu várias obras de dança; eis algumas: UTOMIPIA I (Companhia Nacional de Canto e Dança/Nsiripwite Artes); Corpus (Nsiripwite Artes); Tolerense (Nsiripwite Artes), vencedor do 3º lugar no Concurso Pós-Amatodos sobre o HIV/SIDA); Samora: Inspirando Gerações (Grupo Milorho); Mwanchani (CNCD); Wari (Nsiripwite Artes); Momentos e Futuro (CNCD); A Morte de Ximatana (Projecto VI); Por Ti Mestre (CNCD), prémio FUNDAC na categoria Nsaho; Gritos de Contrastes (Nsiripwite Artes), menção honrosa pelo FUNDAC); Mulher, Nossa Heroína (CNCD); Rutura: Let me Think Before Gone  (Projecto VI); Concerto Vukani  Majescoral. Desenvolve, paralelamente a dança, pesquisas sobre diversas áreas viradas à gestão cultural, produção cultural e assessoria na área de Comunicação, Relações Públicas e Marketing. Executou funções de Assessor de Comunicação e Imagem no: Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), na Companhia Nacional de Canto e Dança (CND), respectivamente. É membro fundador, voluntário e animador sociocultural do Centro Cultural de Matalana. Lançou o livro Ocultos Sabores em Letras Coreográficas (2016).

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Publicado

2022-07-15 — Actualizado el 2023-11-28

Versiones

Cómo citar

SITOLE, Virgilio. De la colonia a la independencia:: Narrativas coreográficas en busca de la identidad en la danza de Mozambique. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 68–88, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.52700. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/52700. Acesso em: 24 nov. 2024.