Os processos educativos em dança e as práticas pedagógicas:
desalinhos entre Dança e Educação
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53947Palabras clave:
Dança, Educação, Pedagogização, Corpos dóceis.Resumen
Este artigo pretende apresentar os resultados de uma cartografia da dança no contexto escolar. Objetiva-se problematizar as práticas pedagógicas no ensino de dança em três escolas públicas da rede municipal de Betim/MG nos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotando como referencial principal as reflexões dos filósofos Michel Foucault (1998) e Gilles Deleuze (2007). O método cartográfico é utilizado por meio do diário de bordo com as experimentações de uma artista-docente-cartógrafa no período compreendido entre 2017 e 2019, bem como realiza-se a análise de um arquivo de periódicos acadêmicos com qualificação CAPES A1 e A2, nas áreas das Artes, da Educação e da Educação Física. Nessa cartografia foi possível identificar que o modo como se ensina dança corrobora para uma mecanização e uma pedagogização do ensino de dança e a formação de corpos dóceis.
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- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
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