Danza y enseñanza
entre retos y possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970Palabras clave:
Formação de professores de dança, Ensino de dança na escola.Resumen
El artículo presenta los resultados de una investigación de doctorado, desarrollada entre 2017 y 2021, cuyo foco fue la formación de profesores de danza para el contexto escolar, con el objetivo de comprender cómo se ha configurado la formación inicial de profesores de danza en Brasil, en el contexto de una universidad pública con trayectoria consolidada en la zona. Teóricamente, operaba con la idea de un profesional práctico reflexivo, en conjunto con el saber profesional docente. Metodológicamente se desarrolló con entrevistas narrativas. El análisis se construyó a partir del eje: la formación inicial del profesor de danza. Se argumenta que el estudiante puede experimentar la enseñanza en un ambiente escolar, aunque es difícil encontrar profesores con este bagaje trabajando con la enseñanza de la danza en las escuelas. Se concluye que los procesos de enseñanza y aprendizaje en danza dialogan y encuentran adherencia con la perspectiva del estudio y la práctica reflexiva.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.