La Danse Théâtrale en Angola:

46 Ans Sur un Terrain Instable Entre un Regard Flou Sur la Tradition et Un Discours Rétrograde Sur la Modernité

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52839

Mots-clés :

Dança, Angola, Ensino artístico

Résumé

Cet article propose une visite guidée à travers un terrain culturel instable, fortement marqué par un regard politique flousur la tradition lequel, à partir d'un certain moment, essaye dechangeren utilisantun discours qui reste rétrograde sur la modernité. Les contextes de la créationet du travail développé par l’École de Danse et par la Compagnie de Danse Contemporaine de l’Angola sont discutés.

Biographie de l'auteur

Ana Clara Rodrigues Guerra-Marques, Companhia de Dança Contemporânea de Angola, Angola

Inicía os seus estudos em dança na Academia de Bailado de Luanda em 1970. É mestre em Performance Artística – Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, e licenciada em Dança – Especialidade de Pedagogia, pela Escola Superior de Dança de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. Na qualidade de investigadora, tem participação activa como oradora em diversos encontros, palestras, conferências, workshops e tem publicado diversos artigos em revistas académicas internacionais e periódicos angolanos. É autora dos livros A Alquimia da Dança (1999), A Companhia de Dança Contemporânea de Angola (2003), Para uma História da Dança em Angola – Entre a Escola e a Companhia: Um Percurso Pedagógico (2008), Catálogo do Museu do Dundo (Org.), Memória Viva da Cultura do Leste de Angola (2012) e Lugares In(corpo)rados (2021). Em 1978 assume a direcção da única Escola de Dança existente no país, actividade que desenvolve a par da docência, realizando também as primeiras acções para a fundação de um ensino profissional das artes em Angola, designadamente a organização curricular dos cursos de profissionalização em dança.

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Publiée

2022-07-15 — Mis à jour le 2024-05-10

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GUERRA-MARQUES, Ana Clara Rodrigues. La Danse Théâtrale en Angola:: 46 Ans Sur un Terrain Instable Entre un Regard Flou Sur la Tradition et Un Discours Rétrograde Sur la Modernité. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 230–245, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.52839. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/52839. Acesso em: 21 nov. 2024.