Destellos entre mundos y cuerpos:

de la historiografía colonial en Mesoamérica a una historiología aplicada anticolonial, especulativa, y pluriversal

Autores

  • María Regina Firmino-Castillo University of California-Riverside, Estados Unidos https://orcid.org/0000-0003-1446-6242
  • Daniel Fernando Guarcax González Centro Educativo Comunitario Maya Tijob’äl Tz’oloj ya’, Sololá, Guatemala
  • TOHIL / Fidel Brito Bernal Universidad de San Carlos, Guatemala

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52364

Palavras-chave:

danza, performance, historiografía, historiología aplicada, colonialismo, decolonialismo, catástrofe, ontología, Mesoamérica Grupo Sotz’il, Estrellx Supernova, Guillermo Gómez-Peña, Maya Kaqchikel, Maya Ixil.

Resumo

Esta colaboración entre los tres autores consiste en un conjunto de “destellos” (yuxtaposiciones críticas) sobre las “transmociones sui generis”que  Gerald  Vizenor definió  como  el  derecho  inherente  al movimiento. Analizando los mecanismos y lógicas de la destrucción corpo-ontológica  en Mesoamérica,   se   nombran   las   relaciones sociológicas distintas entre los tres autores y como estas dan forma a la colaboración. Guarcax González narra detalles de su práctica en sonido/movimiento con  Grupo  Sotzil,  mientras  que  Brito  Bernal interroga    el    récord    arqueológico    en    cuanto    la    danza    en Centroamérica   para   reflexionar   sobre   sus   propósitos.   Firmino-Castillo  concluye  presentando  proyectos  de  movimiento  desde  la diáspora  que  son  animados  por  sus  relacionalidades  ontológicas persistentes. A la vez, estos son acercamientos que tratan el pasado y el presente de forma crítica para especular caminos hacia el futuro. Firmino-Castillo  concluye  argumentando  que  estos  acercamientos son  historiográficos,  pero  también historiológicos por  sus  posibles aplicaciones anticoloniales.

Biografia do Autor

María Regina Firmino-Castillo, University of California-Riverside, Estados Unidos

Sou uma investigadora e artista transdisciplinar, e dedico-me à escrita e ao ensino, entre outras coisas. Nasci na Guatemala e passei os meus primeiros anos a migrar entre El Salvador, Nicarágua e os EUA, uma experiência que me provoca a questionar fronteiras e taxonomias de todos os tipos. Como investigadora, investigo as dimensões políticas e corporais das ontologias através de uma transdisciplinaridade anti-colonial que dialoga criticamente com estudos de dança, performance e antropologia cultural. Estou a preparar um manuscrito, provisoriamente intitulado Corporalities and Catastrophe, no qual exploro a forma como os corpos, e as ideologias que os definem, são locais-chave de lutas ontológicas que se perpetuaram ao longo da colonialidade nas Américas, com enfoque na Mesoamérica e nas suas diásporas como uma área geográfica que desafia as fronteiras nacionais impostas pela geopolítica neocolonial. O livro baseia-se numa análise das ligações entre destruição e violência corporal e ecocida no contexto da guerra genocida travada na Guatemala contra o povo Ixil na década de 1980. Ao mesmo tempo, conto como, 30 anos depois, os sobreviventes desta guerra utilizam práticas corporais no espaço/tempo - como a ritualidade, a dança e a construção de monumentos - para enfrentar esta violência e as suas consequências. O livro procura alargar esta análise com um olhar transfronteiriço e transtemporal sobre as histórias e experiências dos sobreviventes da guerra.

Daniel Fernando Guarcax González, Centro Educativo Comunitario Maya Tijob’äl Tz’oloj ya’, Sololá, Guatemala

Professor do ensino primário bilingue intercultural (kaqchikel e espanhol).
(kaqchikel e espanhol) e conclusão do bacharelato em Serviço Social. É membro fundador do Grupo Sotz'il, um coletivo de movimento/som localizado em Sololá, Guatemala.

TOHIL / Fidel Brito Bernal, Universidad de San Carlos, Guatemala

Sou um artista Ixil Maya de Naab'a' (Nebaj), El Quiché (Tu Tx'ich), Iximulew (Guatemala). Estudei arqueologia na Universidade de San Carlos da Guatemala e arte visual na Guatemala, México e Cuba. Minha prática artística se concentra na compreensão da arte maia em toda a sua diversidade e dimensões, a fim de me conectar pessoalmente com o conhecimento de meus ancestrais e compartilhá-lo com outras pessoas. Minha arte é um ato político, pois representa uma insistência obstinada na existência, apesar de séculos de colonialismo, guerra, genocídio, violência e pobreza no pós-guerra. Por meio da arte que faço, compreendo minha história; mais importante ainda, minha arte alimenta o presente e contribui, ainda que modestamente, para o futuro - o meu, o do meu povo e o de outros que compartilham este planeta.

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Publicado

2022-07-15 — Atualizado em 2024-05-10

Versões

Como Citar

FIRMINO-CASTILLO, María Regina; GONZÁLEZ, Daniel Fernando Guarcax; BRITO BERNAL, TOHIL / Fidel. Destellos entre mundos y cuerpos: : de la historiografía colonial en Mesoamérica a una historiología aplicada anticolonial, especulativa, y pluriversal. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 318–352, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.52364. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/52364. Acesso em: 21 nov. 2024.