Ensino, pesquisa e gestão: a dança na encruzilhada de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62287

Resumo

Em minha trajetória acadêmica, venho trilhando caminhos de investigação sobre o corpo cênico, a preparação corporal e formas de escritas performativas relacionadas aos estudos somáticos em dança. Atravessada pelas experiências práticas que dialogam com ideias de artistas brasileiras, em especial Dudude Herrmann, Verônica Fabrini e Eleonora Fabião, meu interesse tem se voltado para a noção do estado de presença e disponibilidade do corpo na produção de sentido em dança. Tenho priorizado em minhas pesquisas artísticas e nas minhas relações de trabalho a potência da linguagem corporal, o autoconhecimento e o amor a partir da noção de encontro e de rede de afetos. Todas as ações que venho desenvolvendo ao longo de minha trajetória na UFRJ, coordenando grupos de pesquisa, conduzindo aulas e exercendo funções em cargos de coordenação, me conduziram ao entendimento de uma concepção holística do corpo em relação fluida de afecção com pessoas e contextos no espaço e no tempo. As inquietações que trago nesse artigo surgiram durante a leitura do livro “tudo sobre o amor” de bell hooks (2021) e das reflexões sobre minhas práticas vinculadas as formas de trabalhar o corpo para realizar o movimento em estado de atenção e presença integrado ao ambiente, ao encontro afetivo com as pessoas e aos demais elementos e materialidades. Integrando a essa escrita, a experiência de uma demonstração artística, tenho como objetivo discutir o encontro e o amor como base de possíveis metodologias na criação de relações em dança.

Biografia do Autor

Maria Inês Galvão, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2010), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002). Líder do Grupo de Pesquisa Investigações sobre o Corpo Cênico (GPICC), professora Associada do departamento de arte corporal atuando nos cursos de dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente e pesquisadora realizando produções principalmente na linha de pesquisa: performances e performatividades da dança. Integrou a Comissão de Implementação e implantação do Programa de Pós-graduação em dança da UFRJ (PPGDan) e atualmente é Vice-coordenadora do Mestrado em Dança. Coordenando projetos pelo Programa de Iniciação e Profissionalização Artística em Dança da UFRJ desde 2002, orientou 52 bolsistas PIBIAC (Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural). É integrante do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Dança da UFRJ. Como intérprete e pesquisadora integra projetos de investigação cênica em parceria com docentes da Escola de Teatro da UNIRIO e do Instituto de Artes da UERJ.. É socia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/1999) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA/2007) publicando trabalhos como autora, co-autora e orientadora. Integra o projeto de Preparação Corporal para Atores em parceria com o curso de Direção Teatral (ECO/UFRJ) orientando alunos dos cursos de dança na preparação corporal das montagens de conclusão de curso dos alunos-diretores.

Referências

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

GALVÃO, Maria Inês. Ensino, pesquisa e gestão: a dança na encruzilhada de saberes. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62287. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62287. Acesso em: 24 nov. 2024.