O registro do etnógrafo: reflexões sobre a prática etnográfica educacional

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Valdeci Reis
Geovana Mendonça Lunardi-Mendes

Resumo

O presente artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre as composições metodológicas de três pesquisas qualitativas de abordagem etnográfica que tiveram como objeto de análise as tecnologias digitais e sua relação com a educação. Para tanto, situamos o contexto em que etnografia educacional surge no Brasil e analisamos a literatura contemporânea sobre estudos etnográficos diante da disseminação de artefatos tecnológicos em todos os espaços sociais. A narrativa problematiza os desafios do etnógrafo em documentar a realidade como ela se apresenta, com todas as suas impurezas, evidenciando as tensões, os dilemas, as ambivalências e os inacabamentos que surgem no lócus observado.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Geovana Mendonça Lunardi-Mendes, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina.

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia e Política, Ensino e Formação. É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Currículo e práticas escolares, em especial, as questões relativas as mudanças, tecnologias digitais e inovações curriculares no espaço escolar, e também as práticas curriculares voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Em 2012, 2014 e 2016 atuou como professora convidada na Universidade de Boras, Suécia, no âmbito do Projeto de Intercâmbio Linnaues - Palm. Em 2015 esteve três meses como Pesquisador Visitante no College of Wooster, em Ohio, Estados Unidos. Coordenou de 2010 a 2014 o Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman Young University nos Estados Unidos. Coordenou também a parte brasileira de dois projetos da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, sendo consultora do Projeto PASEM - projeto da União Européia. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da FAED, UDESC de 2012 a 2016. Foi Vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de PPGEs, de 2013 a 2014. Atualmente é Vice Presidente da ANPED Nacional, representando a região sul. Foi Diretora de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação, FAED, UDESC de 2016 a 2017. Fundadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Observatório de Práticas Escolares" e coordenadora do Observatório da Educação: Tablets, Computadores e Laptops, e do Observatório em Rede "Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual" em parceria com a UNIVALI e UFRRJ, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES. É Editora Associada Brasileira da Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. É consultora adhoc de organismos internacionais como a OEI, de instituições de fomento a pesquisa, e de agências como CAPES e CNPq, bem como presta consultorias a Secretarias de Educação municipais e estaduais. É a representante institucional da ANPED na WERA - World Education Research Association, fazendo parte do WERA Council. É membro individual e do Conselho Científico da INASED - Internacional Association of Educators. É membro do Conselho Científico do Centre for the Study of Resiliente in University of Pretoria.

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