ENSINO RELIGIOSO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PESSOA

Conteúdo do artigo principal

Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Resumo

Este artigo focaliza o ensino religioso nas escolas como um fator do desenvolvimento pessoal. Não há intenção de descrever nenhuma religião em particular. O objetivo deste artigo é mostrar como é importante para as crianças e para os jovens que tenham a oportunidade de receberem ensino religioso nas escolas. Referências bibliográficas mostram que o ensino religioso é um tópico de interesse aos educadores em diferentes países. Foi descrito que o ensino religioso é também um componente para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e moral dos estudantes. É também sugerido que este artigo deva ser continuado por pesquisas.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ARISTÓTELES -- tradução de 1963 -- Ethique a Nicomaque -- Ed. Flammarion - Paris

BERT,Jonathan -- 2000 - Como poderia a ética depender da religião ? in SINGER,Peter (ed) -- How could Ethics depend on Religion? Companion to Ethics - p. 525- 533Part VII -- Challenge and Critique TRADUÇÃO: Maria Judith Sucupira da Costa Lins- Revista ETHICA - Cadernos Acadêmicos - v. 7- n.2 - 2000 - UGF - p.21-36

ELIAD, Mircea -- 1959 -- Traité d'Histoire des religions -- Ed.Payot, Paris -- France

ERIKSON, Erik -- 1971-- Infância e Sociedade -- 2a ed -- Trad.Gildásio Amado(1963) Zahar ed.-RJ

_________- 1976 -- Identidade, Juventude e Crise -- Zahar ed. RJ