Resumo
O artigo trata a tópica das relações entre conhecimento educacional e política educativa. Expondo algumas das linhas orientadoras de uma investigação em curso sobre o papel do conhecimento na construção e regulação das políticas de educação na Europa, o texto desenvolve, também, uma reflexão sobre o modo de conceber e de estudar actores e instâncias nas relações entre conhecimento e política. O autor sugere uma abordagem assente em três ideias: a de centrar os estudos em actores e instâncias que ocupem e exerçam uma agência mediadora no âmbito da regulação da educação; a de privilegiar a análise dos mecanismos de tradução através dos quais se estabelece a cooperação entre os mundos sociais e cognitivos da investigação e da política; e a de manter sob escrutínio os instrumentos que essa cooperação materializa e que participam nos processos de ordenação, coordenação e controlo das acções no campo educativo.Referências
AA.VV. (2006). The Role of Knowledge in the Construction and Regulation of Health and Education Policy in Europe: Convergences and specificities among nations and sectors -- KNOWandPOL, policop.
ALVES, Natália & CANÁRIO, Rui (2002). “The new magistracy of influence: changing governance of education in Portugal”, European Educational Research Journal, 1(1), pp. 656-66.
BARROSO, João (2003). “Regulação e desregulação das políticas educativas: tendências emergentes em estudos de educação comparada”. In: Barroso, J. (org.), A Escola Pública: Regulação, desregulação, privatização. Porto: Asa, 19-48.
BARROSO, João. (2006). “A Investigação sobre Política e Administração da Educação em Portugal: a institucionalização de um campo de estudo», conferência no XIV Colóquio da AFIRSE: Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005, Lisboa: FPCE-UL, policop. [aguarda publicação]
BARROSO, João; CARVALHO, Luís Miguel; FONTOURA, Madalena & AFONSO, Natércio (2007). “As políticas educativas como objecto de estudo e de formação em Administração Educacional”. Sísifo, 4 (no prelo, Dezembro)
CALLON, Michel (1986). “Some elements of a sociology of translation”. In: Law, J. (ed.), Power, Action and Belief. London: Routledge & Kegan Paul, pp. 196-233.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).