LITTERAE NON INTRANT SINE SANGUINE -- REPRESENTAÇÕES DOS CASTIGOS ESCOLARES NA LITERATURA BRASILEIRA
PDF (Português (Brasil))

Comment citer

Sangenis, A. L. C. (2011). LITTERAE NON INTRANT SINE SANGUINE -- REPRESENTAÇÕES DOS CASTIGOS ESCOLARES NA LITERATURA BRASILEIRA. Revista Contemporânea De Educação, 2(3), 70–81. https://doi.org/10.20500/rce.v2i3.1532

Résumé

Propõe-se uma incursão pela ficção brasileira dos séculos XIX e XX, com vistas a compreender a representação literária da ambiência escolar, seus problemas e suas inquietações. Buscar-se-á averiguar quais leitmotivens literários estiveram a serviço de um discurso sobre a educação e seu aparelho disciplinar, especialmente quando tais textos descreviam os castigos aplicados pelos mestres a seus discípulos. Se “letra com sangue entra”, e sob o signo da máxima latina -- ou seu revés --, problematizar-se-á a recriação do conceito de disciplina a partir da escrita literária, como estimulante leitura sobre as relações de poder no universo escolar.
https://doi.org/10.20500/rce.v2i3.1532
PDF (Português (Brasil))

Références

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. (Versão on-line.) In

"target="_blank">http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/BIBLIOTECA/MANUEL/sargento/i99sargento-03.HTM

ANDRADE, Mario de. “O Ateneu”. In Aspectos da literatura brasileira. 6.a ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1978, pp. 173-184.

ARAÚJO, Ulisses F. Conto de escola -- A vergonha como um regulador moral. Campinas: Unicamp, 1999.

ASSIS, Machado de. Conto de Escola. Obras Completas. vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 994.

AZEVEDO, Aluízio de. Casa de Pensão. (Versão on-line). In http://www.ig.com.br/paginas/novoigler/livros/casadepensao/cap2.html

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2011

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.