Résumé
Propõe-se uma incursão pela ficção brasileira dos séculos XIX e XX, com vistas a compreender a representação literária da ambiência escolar, seus problemas e suas inquietações. Buscar-se-á averiguar quais leitmotivens literários estiveram a serviço de um discurso sobre a educação e seu aparelho disciplinar, especialmente quando tais textos descreviam os castigos aplicados pelos mestres a seus discípulos. Se “letra com sangue entra”, e sob o signo da máxima latina -- ou seu revés --, problematizar-se-á a recriação do conceito de disciplina a partir da escrita literária, como estimulante leitura sobre as relações de poder no universo escolar.Références
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. (Versão on-line.) In
"target="_blank">http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/BIBLIOTECA/MANUEL/sargento/i99sargento-03.HTM
ANDRADE, Mario de. “O Ateneu”. In Aspectos da literatura brasileira. 6.a ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1978, pp. 173-184.
ARAÚJO, Ulisses F. Conto de escola -- A vergonha como um regulador moral. Campinas: Unicamp, 1999.
ASSIS, Machado de. Conto de Escola. Obras Completas. vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 994.
AZEVEDO, Aluízio de. Casa de Pensão. (Versão on-line). In http://www.ig.com.br/paginas/novoigler/livros/casadepensao/cap2.html
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).