“ACATÁ-LAS” OU “ATACÁ-LAS”: A Congregação do Colégio Pedro II e as instruções para concursos (1931-1946)

Conteúdo do artigo principal

Amália Dias

Resumo

Nos anos de 1930 e 1940 o magistério de ensino secundário foi alvo de políticas de profissionalização. Apresentamos este processo no âmbito da seleção do magistério do Colégio Pedro II. Por meio do acervo histórico da instituição e do cruzamento com outras fontes, nossa metodologia procurou identificar como ocorriam os concursos e contratações. No confronto com o referencial teórico, analisamos as resistências e negociações daqueles professores que, coletivamente organizados, buscavam influir no ensino secundário e defendiam a autonomia do Colégio Pedro II, frente à ampliação da intervenção do governo de Getúlio Vargas no recrutamento do magistério.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

NÓVOA, António. “O Passado e o Presente dos Professores.” In: NÓVOA, Antônio. Profissão Professor (Org). Porto Editora: Porto, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 3. 3aed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

FARIA FILHO, Luciano M. “A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação.” In FARIA FILHO, Luciano M. Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

CHERVEL, André. “História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa”. Teoria e educação, n. 2, 1990, p. 177-229.

NÓBREGA, Vandick Londres. Enciclopédia da Legislação do Ensino. v. I, Rio de Janeiro, p.184-185