ENSINO POR COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM RENOVADORA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II
PDF

Como Citar

Ventura, C., da Silva, K. R. X., Santoro, M., & de Sá, M. (2011). ENSINO POR COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM RENOVADORA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II. Revista Contemporânea De Educação, 3(6). https://doi.org/10.20500/rce.v3i6.1556

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar o processo de construção do ensino por competências (EC) no Departamento de Educação Física e Folclore (DEFF) do Colégio Pedro II (CPII), situando-o como uma abordagem renovadora no cotidiano da Educação Física nessa instituição. Situa o contexto histórico de criação do EC no CPII, discute as opções didáticas adotadas, problematiza o conceito de enfoque de conteúdos e apresenta como esse conceito é objetivado na prática pedagógica. Finalmente, aprecia o momento atual e avalia os pontos 317 positivos e negativos, indicando possibilidades de aprimoramento e propondo novos olhares acerca do currículo da disciplina Educação Física.

https://doi.org/10.20500/rce.v3i6.1556
PDF

Referências

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional -- n.o 9.394. Brasília: 20 de dezembro de 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino em Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FAZEDA, Ivani C. A. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.

GANDIN, Danilo. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis: Vozes, 1999.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.