COMPOSIÇÃO DO ALUNADO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Teresa Gonzaga Alves

Resumo


Os estudos sobre os fatores contextuais das escolas remontam aos anos 1970 com as pesquisa em Sociologia dos Estabelecimentos Escolares. Estudos recentes demonstram que a composição socioeconômica média do alunado tem influência nos resultados escolares. Este trabalho analisa o efeito de fatores associados à composição do alunado nos resultados em leitura. Os dados são provenientes de uma avaliação em larga escala com alunos de Ensino Médio. Eles foram analisados por meio de modelos hierárquicos de regressão linear. Os resultados confirmam o efeito das variáveis contextuais, e que a composição de um alunado interessado pelos estudos é altamente favorável às escolas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. T. G. Dimensões do efeito das escolas: explorando interações entre família e escola. In. Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, Recife, maio de 2007.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a sociologia da educação. Sociedade e Estado, v.22, p.435-473, 2007a.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, p.25-59, 2007b.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, v.15, n.1, p.1-30, 2009.

ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Ed.). Pesquisa em Eficácia Escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.482-500, 2008.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. Comentários - Seção 1: A escola não faz diferença. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Ed.). Pesquisa em Eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.14-22, 2008.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1592

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.