Résumé
Os estudos sobre os fatores contextuais das escolas remontam aos anos 1970 com as pesquisa em Sociologia dos Estabelecimentos Escolares. Estudos recentes demonstram que a composição socioeconômica média do alunado tem influência nos resultados escolares. Este trabalho analisa o efeito de fatores associados à composição do alunado nos resultados em leitura. Os dados são provenientes de uma avaliação em larga escala com alunos de Ensino Médio. Eles foram analisados por meio de modelos hierárquicos de regressão linear. Os resultados confirmam o efeito das variáveis contextuais, e que a composição de um alunado interessado pelos estudos é altamente favorável às escolas.Références
ALVES, M. T. G. Dimensões do efeito das escolas: explorando interações entre família e escola. In. Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, Recife, maio de 2007.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a sociologia da educação. Sociedade e Estado, v.22, p.435-473, 2007a.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, p.25-59, 2007b.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, v.15, n.1, p.1-30, 2009.
ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Ed.). Pesquisa em Eficácia Escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.482-500, 2008.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. Comentários - Seção 1: A escola não faz diferença. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Ed.). Pesquisa em Eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.14-22, 2008.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).