ENCONTRO COM PIERRE: EDUCAÇÃO, CINEMA E NARRATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Patrícia Barcelos, Laura Maria Coutinho

Resumo


O presente trabalho faz uma reflexão sobre a experiência da linguagem audiovisual como parte da formação docente de um grupo de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Nesta caminhada, guiados pelas ideias propostas sobre experiência e narrativa em Walter Benjamin, encontraremos Pierre, o filme produzido pelos estudantes da oficina de audiovisual, disciplina que foi o cenário desta vivência. Encontraremos também formas de educação pela sensibilidade, como um caminho possível de formação do professor.

Palavras-chave


Cinema - Experiência - Narrativa - Formação Docente

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004.

ALMEIDA, Milton José de. Cinema Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

AUMONT, Jacques. et al. A Estética do Filme. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1605

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.