ENCONTRO COM PIERRE: EDUCAÇÃO, CINEMA E NARRATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Cinema - Experiência - Narrativa - Formação Docente

Comment citer

Barcelos, P., & Coutinho, L. M. (2012). ENCONTRO COM PIERRE: EDUCAÇÃO, CINEMA E NARRATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Contemporânea De Educação, 5(9), 114–135. https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1605

Résumé

O presente trabalho faz uma reflexão sobre a experiência da linguagem audiovisual como parte da formação docente de um grupo de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Nesta caminhada, guiados pelas ideias propostas sobre experiência e narrativa em Walter Benjamin, encontraremos Pierre, o filme produzido pelos estudantes da oficina de audiovisual, disciplina que foi o cenário desta vivência. Encontraremos também formas de educação pela sensibilidade, como um caminho possível de formação do professor.
https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1605
PDF (Português (Brasil))

Références

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004.

ALMEIDA, Milton José de. Cinema Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

AUMONT, Jacques. et al. A Estética do Filme. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2010

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.