ENCONTRO COM PIERRE: EDUCAÇÃO, CINEMA E NARRATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Cinema - Experiência - Narrativa - Formação Docente

Cómo citar

Barcelos, P., & Coutinho, L. M. (2012). ENCONTRO COM PIERRE: EDUCAÇÃO, CINEMA E NARRATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Contemporânea De Educação, 5(9), 114–135. https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1605

Resumen

O presente trabalho faz uma reflexão sobre a experiência da linguagem audiovisual como parte da formação docente de um grupo de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Nesta caminhada, guiados pelas ideias propostas sobre experiência e narrativa em Walter Benjamin, encontraremos Pierre, o filme produzido pelos estudantes da oficina de audiovisual, disciplina que foi o cenário desta vivência. Encontraremos também formas de educação pela sensibilidade, como um caminho possível de formação do professor.
https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1605
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004.

ALMEIDA, Milton José de. Cinema Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

AUMONT, Jacques. et al. A Estética do Filme. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2010 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.