O GOSTO PELO CINEMA E O ENCONTRO DE DUAS HISTÓRIAS

Milene Silveira Gusmão, Raquel Costa Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre os percursos de aprendizado pelo cinema, que aproximam experiências como a de Alain Bergala, cineasta e professor universitário na França, e a de Jorge Luiz Melquisedeque, cinéfilo e videomaker em Vitória da Conquista, na Bahia. Para isso, toma como referência analítica as vivências de cinema na infância, a frequência aos cineclubes, a cinefilia e as práticas expressivas dos aprendizados de cinema desenvolvidas por ambos em suas trajetórias. A argumentação que tece a costura teórica do texto diz respeito ao nexo entre saber incorporado, memória, aprendizados e práticas. Ou seja, trata-se das possibilidades expressivas -- gestos, atitudes e comportamentos -- que surgiram a partir do compartilhamento de saberes e fazeres propiciados por vivências tanto no âmbito da produção quanto do consumo cinematográfico.

Texto completo:

PDF

Referências


AGEL, Henri. O Cinema. Tradução: Antônio Couto Soares. Porto: Livraria-Civilização-Editora, 1972.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.

BEZERRA, Laura. Filmografia baiana: um panorama. Anais do II Encontro Baiano de Estudos em Cultura. Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. 20 e 21 de agosto de 2009. Página 10.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia. Cabila. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2002.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1614

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.