CINEMA, INFÂNCIA E ESCOLA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gisela Pascale Camargo Leite
  • Graziele Rodrigues Pereira
  • Irene de Barcelos Alves
  • Maira Norton
  • Marina Rodrigues de Oliveira
  • Marina Tarnowski Fasanello

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1616

Resumo

Esse texto surge como fruto de leituras e debates da disciplina Tópicos especiais: Educação e Cinema do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pretende refletir acerca da qualidade do encontro entre o cinema e a infância no contexto escolar, para além da questão do gosto. O artigo aposta fortemente na hipótese de alteridade de Alain Bergala e promove questões para pensar a pedagogia da criação. Trata-se também de uma proposta de aproximação da experiência escolar como uma forma efetiva de aprender com as crianças a desnaturalizar as formas de ver e estar no mundo, olhando-o como se fosse a primeira vez.

Referências

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Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional