AINDA EM PAUTA: A ALFABETIZAÇÃO, A LEITURA E A ESCRITA

Conteúdo do artigo principal

Ludmila Thomé de Andrade
Patrícia Corsino

Resumo

Neste segundo Dossiê sobre Alfabetização, leitura e escrita, da Revista Contemporânea deEducação, os artigos selecionados giram em torno de três eixos: i) políticas de leitura; ii)leitura e escrita na Educação Infantil e iii) práticas de leitura e escrita de professores. Antes deapresentar cada texto, tecemos considerações sobre algumas provocações suscitadas a partirda leitura deste conjunto de textos.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2000.

BAKTHIN, Mikhail Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.

BALL, Stephen. Sociologia das Políticas Educacionais e Pesquisa Crítico-Social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Revista Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.10-32, Jul/Dez 2006.

CORSINO, Patrícia. Anais do I Encontro de Estudos Bakhtinianos- EEBA. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011, p.535.

PONZIO, Augusto. Introdução: a concepção bakhtiniana de ato. In: BAKTHIN, Mikhail.Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010, p.9-39