Abstract
Neste segundo Dossiê sobre Alfabetização, leitura e escrita, da Revista Contemporânea deEducação, os artigos selecionados giram em torno de três eixos: i) políticas de leitura; ii)leitura e escrita na Educação Infantil e iii) práticas de leitura e escrita de professores. Antes deapresentar cada texto, tecemos considerações sobre algumas provocações suscitadas a partirda leitura deste conjunto de textos.References
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2000.
BAKTHIN, Mikhail Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.
BALL, Stephen. Sociologia das Políticas Educacionais e Pesquisa Crítico-Social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Revista Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.10-32, Jul/Dez 2006.
CORSINO, Patrícia. Anais do I Encontro de Estudos Bakhtinianos- EEBA. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011, p.535.
PONZIO, Augusto. Introdução: a concepção bakhtiniana de ato. In: BAKTHIN, Mikhail.Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010, p.9-39
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).