SISTEMA APOSTILADO E ENSINO DE LEITURA PARA AS CRIANÇAS DO 2° ANO NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Apostilas
Compreensão Textual
Gêneros.

Cómo citar

Chimello, J. Z., & Bunzen, C. (2012). SISTEMA APOSTILADO E ENSINO DE LEITURA PARA AS CRIANÇAS DO 2° ANO NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS. Revista Contemporânea De Educação, 6(12), 273–297. https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1639

Resumen

No estado de São Paulo, há um número significativo de municípios que não aderiram aoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD), mas que utilizam apostilas para o ensino daleitura nas séries iniciais. No intuito de estabelecer um contraste com as coleções dealfabetização, distribuídas pelo governo federal no âmbito do PNLD, o artigo problematiza oensino de leitura em um material apostilado para crianças do 2º ano, produzido pela FundaçãoBradesco, e distribuído para dez municípios paulistas. Nesse contexto, a análise, inspirada nasúltimas avaliações do PNLD, sinaliza para diferenças significativas na diversidade de gêneroscontemplada no material analisado; assim como o trabalho insuficiente com a questão dacompreensão textual.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1639
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABAURRE, Maria B. et al. Avaliação de cartilhas e livros didáticos: perguntas a formular. In: Leitura: teoria & prática. Ano 17, nº 31, jun, 1998, pp. 05-26.

ADRIÃO, Theresa et al. Uma modalidade peculiar de privatização da escola pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. In: Educação e Sociedade, Campinas, v.30, n.108, 2009.

BATISTA, Antônio Augusto. Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas, 2010 (mimeo).

BECSKEHÁZY, Ilona; LOUZANO, Paula. Sala de aula estruturada: o impacto do uso de sistemas de ensino nos resultados da Prova Brasil - um estudo quantitativo no estado de São Paulo. 2010. Disponível em: http://www.lideresemgestaoescolar.org.br/2010//upload/arquivos/Sala%20de%20aula%20estruturada%20(Ilona%20Becskehazy%20e%20Paula%20Louzano).pdf. Acesso em 01/12/2011.

BRASIL. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos. Brasília: MEC/FAE, 1994.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2012 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.