ESCREVER SOBRE "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO DO AMBIENTE MOODLE: UM EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Pontes de Castro
Maria Teresa de Assunção Freitas

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões advindas de uma pesquisa de mestrado fundamentada naabordagem histórico-cultural, que buscou compreender como a escrita desenvolvida em umambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Moodle, em disciplinas presenciais do curso dePedagogia e Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), contribui para aaprendizagem dos alunos. No presente trabalho, as pesquisadoras apontam como a escrita emfóruns de discussão online contribuiu para a construção coletiva dos conceitos científicos dealfabetização e letramento. As autoras perceberam, através da análise dos fóruns de discussão,indícios da aprendizagem desses conceitos científicos.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Computador-internet e cinema como instrumentos culturais de aprendizagem na formação de professores. 2009. Projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq com bolsa de Produtividade e Pesquisa em dezembro de 2009, em desenvolvimento nos anos de 2010 a 2013.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Uma teoria social do desenvolvimento e da aprendizagem. Revista Presença Pedagógica, v. 13, n. 73, jan./fev. 2007. p. 16-27.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In: SCHETTINI, Rosemary Hohlenwerger et al. Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross, 2009. p. 53-78.

MEGID, Maria Auxiliadora B.A.; FIORENTINI, Dario. As narrativas e o processo de aprendizagem docente. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, 33., 2010, Caxambu, Anais... p. 1-16.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Escola e desenvolvimento conceitual. Revista Viver Mente e Cérebro, Coleção memória da Pedagogia, n.2: Liev Seminovich Vygotsky. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. p. 68-75.