PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR REFLEXIVO: “O QUE VAI FICAR PARA OS ALUNOS?”

Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra

Resumo


Apresento alguns entendimentos sobre o processo de formação profissional reflexiva de uma bolsista de iniciação científica/Letras sob minha orientação. Sua educação para pesquisa fazse pela proposta da Prática Exploratória, naturalmente instaurando o processo reflexivo sobre o que fazemos. Contudo, agrego outras instâncias reflexivas para melhor entendermos o que fazemos e a experiência que vivemos. Analiso uma sequência interacional na qual uma ‘Atividade de Orientação com Potencial Exploratório' auxiliava-nos a refletir e a aprender. Percebo como a bolsista, ao narrar sua experiência, aciona as identidades de aluna e professora, ao mesmo tempo em que constrói sua identidade de pesquisadora exploratória.

Palavras-chave


Prática Exploratória; formação do professor reflexivo; afeto.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLWRIGHT, D. From Teaching Points to ‘Learning Opportunities' and Beyond. In: TESOL QUARTERLY, v. 39, n.1, p.9-31, March, 2005.

ALLWRIGHT, D. Exploratory Practice and the notion of change. 2002. Disponível em: http://www.ling.lancs.ac.uk/groups/crile/EPCentre/newsletter2002/html/principles_of_ep.

Acesso em 24 fevereiro 2003.

ALLWRIGHT, D. Epilogue. In: ALLWRIGHT, D; BAILEY, K. Focus on the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, p. 194-200.

ALLWRIGHT, D.; HANKS, J. The Developing Language Learner. New York: Palgrave Macmillan, 2009.

BAMBERG, M. Construindo a masculinidade na adolescência: posicionamentos e o processo de construção de identidade aos 15 anos. MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p.149-185.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1658

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.