Resumen
Apresento alguns entendimentos sobre o processo de formação profissional reflexiva de uma bolsista de iniciação científica/Letras sob minha orientação. Sua educação para pesquisa fazse pela proposta da Prática Exploratória, naturalmente instaurando o processo reflexivo sobre o que fazemos. Contudo, agrego outras instâncias reflexivas para melhor entendermos o que fazemos e a experiência que vivemos. Analiso uma sequência interacional na qual uma ‘Atividade de Orientação com Potencial Exploratório' auxiliava-nos a refletir e a aprender. Percebo como a bolsista, ao narrar sua experiência, aciona as identidades de aluna e professora, ao mesmo tempo em que constrói sua identidade de pesquisadora exploratória.Citas
ALLWRIGHT, D. From Teaching Points to ‘Learning Opportunities' and Beyond. In: TESOL QUARTERLY, v. 39, n.1, p.9-31, March, 2005.
ALLWRIGHT, D. Exploratory Practice and the notion of change. 2002. Disponível em: http://www.ling.lancs.ac.uk/groups/crile/EPCentre/newsletter2002/html/principles_of_ep.
Acesso em 24 fevereiro 2003.
ALLWRIGHT, D. Epilogue. In: ALLWRIGHT, D; BAILEY, K. Focus on the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, p. 194-200.
ALLWRIGHT, D.; HANKS, J. The Developing Language Learner. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
BAMBERG, M. Construindo a masculinidade na adolescência: posicionamentos e o processo de construção de identidade aos 15 anos. MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p.149-185.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).