MONITORAMENTO LEITOR DO PROJETO INTERLEITURAS: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO NA ERA DIGITAL DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL LE

Conteúdo do artigo principal

Cristina Vergano-Junger
Bruna Renova Varela Leite
Kisye Cristina Silva de Paula

Resumo

O presente trabalho insere-se numa pesquisa que objetiva: caracterizar o processo leitor e discutir sua inserção no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira com foco nas tecnologias da informação e comunicação. Nossa metodologia desenvolve-se a partir do monitoramento de sessões de leitura e a base teórica centra-se na caracterização da leitura como atividade multidirecional e nos textos virtuais como hipertextuais, multimodais e efêmeros. Neste artigo, exemplificamos dificuldades a serem trabalhadas na formação inicial de futuros professores de espanhol quanto à leitura em ambiente virtual, com base nos dados coletados.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ARAÚJO, J. C. RODRIGUES, B. B. (org) Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 131-146.

BRASIL/SECOM. Visando ampliar os programas de inclusão digital vamos lançar, no mês de março, o Projeto Piloto de Cidades Digitais em 80 municípios. Conversa com a Presidenta. Em questão - boletim 1479-29.02. Brasília: SECOM, 2012. Disponível em: https://gestao.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_emquestao-1/boletim-1479-29.02/visando-ampliar-os-programas-de-inclusao-digital-vamoslancar-no-mes-de-marco-o-projeto-piloto-de-cidades-digitais-em-80-municipios. Acessado em 29/02/2012.

CARLINO, Paula. Leer textos complejos al comienzo de la educación superior: tres situaciones didácticas para afrontar el dilema. Textos de didáctica de la lengua y de la literatura, n. 33, año IX, abril/ 2003, Barcelona: Graó.

CARVALHO, Marlene. A leitura dos futuros professores: por uma pedagogia da leitura no ensino superior. Teias, ano 3, n. 5, ja./jun. 2002, Rio de Janeiro: Faculdade de Educação/UERJ.

CASSANY, Daniel. Después de internet... Textos de didáctica de la lengua y de la literatura, n. 57, p. 12-22, abril, 2011.