AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2011

Conteúdo do artigo principal

Marina Morena dos Santos e Silva
Adriana Mendes Porcellato
Patrícia Melo Muradas

Resumo

Pautado no pressuposto de que testes, inclusive os de língua, devem ser examinados e compreendidos minuciosamente, já que constituem uma ferramenta importante para a avaliação institucional dos indivíduos (MC NAMARA, 2000), este trabalho busca analisar e compreender as ferramentas utilizadas para medir o conhecimento e a habilidade de leitura em língua inglesa dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 e revela que as questões de língua inglesa deste Exame ainda não atendem inteiramente à sua proposta e precisam, portanto, de ajustes e adequações para que as competências e as habilidades propostas sejam realmente testadas.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ALDERSON, J. C. Assessing Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ALVES, A. Apresentação. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, DF: O Instituto, 2005, p. 7-9.

BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language Testing in Practice. Oxford: Oxford University Press, 1996.

BEZERRA, M. A.; TABOSA, M. Q. Habilidades de leitura requeridas e demonstradas em provas de vestibular. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.

BROWN, H. D. Language Assessment: Principles and Issues. In: BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3. ed. Nova Iorque: Longman, 2007. Cap. 23, p. 444-465.