AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2011
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

ENEM
Avaliação de leitura
Língua Inglesa.

Resumen

Pautado no pressuposto de que testes, inclusive os de língua, devem ser examinados e compreendidos minuciosamente, já que constituem uma ferramenta importante para a avaliação institucional dos indivíduos (MC NAMARA, 2000), este trabalho busca analisar e compreender as ferramentas utilizadas para medir o conhecimento e a habilidade de leitura em língua inglesa dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 e revela que as questões de língua inglesa deste Exame ainda não atendem inteiramente à sua proposta e precisam, portanto, de ajustes e adequações para que as competências e as habilidades propostas sejam realmente testadas.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1663
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALDERSON, J. C. Assessing Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ALVES, A. Apresentação. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, DF: O Instituto, 2005, p. 7-9.

BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language Testing in Practice. Oxford: Oxford University Press, 1996.

BEZERRA, M. A.; TABOSA, M. Q. Habilidades de leitura requeridas e demonstradas em provas de vestibular. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.

BROWN, H. D. Language Assessment: Principles and Issues. In: BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3. ed. Nova Iorque: Longman, 2007. Cap. 23, p. 444-465.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).