DIVERSIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL

Aline Bazzarella Merçon, Manuel Ferreira Rodrigues, Nobre dos Santos

Resumo


 Este artigo resulta de um trabalho de mestrado em Ciências da Educação e pretendemos apresentar, brevemente, os conceitos e opiniões de diferentes autores sobre a integração, internacionalização da educação e ideais de interculturalidade estabelecidos, entre Portugal e Brasil no ensino superior. Examinamos alguns Acordos e Leis celebrados entre os países com a finalidade de compreendermos o papel social dos mesmos. Buscamos esclarecer como os programas de internacionalização e cooperação para mobilidade estudantil facilitam e estimulam a integração na vida estudantil e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos brasileiros, em Portugal, bem como as questões da interculturalidade no sistema educativo universitário português, com base na realidade da Universidade de Aveiro.



 

 

 


Palavras-chave


Internacionalização da educação, integração e interculturalidade e estudantes brasileiros em Portugal

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, A. M. J. d. & Teixeira, M. A. P. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio, Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10. 2009. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phppid=S167933902009000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 12/07/2010.

ATAÍDE, R. Estudante do Ensino Universitário: necessidade e desafios. In A. S. Pereira & E.D. Motta (Eds.), Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior Investigação e Intervenção. Coimbra: SASUC Edições, 2005.

BARRETO, A. & PONTES, J. Portugal, um retrato social (vol. 7: Um país como os outros -- A formação de uma sociedade europeia), Lisboa, 2007.

BIROU, A. Dicionário das Ciências Sociais (5ª ed.). Lisboa: Dom Quixote, 1982.

BRITO, F. Ensaio sobre as migrações internacionais no desenvolvimento do capitalismo. Revista Brasileira de Estudos da População, 12(1-2), 21-33, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v7i13.1664

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.