DIVERSIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL

Conteúdo do artigo principal

Aline Bazzarella Merçon
Manuel Ferreira Rodrigues
Nobre dos Santos

Resumo

 Este artigo resulta de um trabalho de mestrado em Ciências da Educação e pretendemos apresentar, brevemente, os conceitos e opiniões de diferentes autores sobre a integração, internacionalização da educação e ideais de interculturalidade estabelecidos, entre Portugal e Brasil no ensino superior. Examinamos alguns Acordos e Leis celebrados entre os países com a finalidade de compreendermos o papel social dos mesmos. Buscamos esclarecer como os programas de internacionalização e cooperação para mobilidade estudantil facilitam e estimulam a integração na vida estudantil e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos brasileiros, em Portugal, bem como as questões da interculturalidade no sistema educativo universitário português, com base na realidade da Universidade de Aveiro.



 

 

 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ANDRADE, A. M. J. d. & Teixeira, M. A. P. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio, Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10. 2009. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phppid=S167933902009000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 12/07/2010.

ATAÍDE, R. Estudante do Ensino Universitário: necessidade e desafios. In A. S. Pereira & E.D. Motta (Eds.), Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior Investigação e Intervenção. Coimbra: SASUC Edições, 2005.

BARRETO, A. & PONTES, J. Portugal, um retrato social (vol. 7: Um país como os outros -- A formação de uma sociedade europeia), Lisboa, 2007.

BIROU, A. Dicionário das Ciências Sociais (5ª ed.). Lisboa: Dom Quixote, 1982.

BRITO, F. Ensaio sobre as migrações internacionais no desenvolvimento do capitalismo. Revista Brasileira de Estudos da População, 12(1-2), 21-33, 1995.