POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES?

Conteúdo do artigo principal

Maira G. Oliveira
Luiz Marcelo Carvalho

Resumo

Considerando o significado da temática ambiental para as sociedades contemporâneas e as possibilidades e limites de processos educativos relacionados a essa temática, procuramos, nesse texto, explorar alguns aspectos relativos às políticas de formação de professores para educação ambiental. Assim, procuramos sistematizar e discutir os dados relativos à análise, de um lado, de documentos oficiais que explicitam políticas públicas de formação de professores e que fazem referência à temática e educação ambiental e, de outro, de documentos que explicitam políticas de educação ambiental e que fazem referências a processos de formação de professores, procurando explorar aproximações e distanciamentos entre esses níveis diferentes de formulação das políticas educacionais.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Maira G. Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil




Referências

AGUIAR, Maria Angela.; BRZEZINSKI, Iria.; FREITAS, Helena Costa.; SILVA, Marcelo Soares P.; PINO, Ivani Rodrigues. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Revista Educação e Sociedade. v. 27, n. 96 2006, p. 819-842. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v27n96/a10v2796.pdf. Acesso em julho de 2010.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd) et al. Contribuições das Entidades ANPEd, ANFOPE, ANPAE, FORUMDIR e Fórum em Defesa da Formação do Professor para subsidiar discussão na Audiência Pública Nacional/CNE sobre a formação do professor para a Educação Básica em cursos de nível superior. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/docconjunto.htm. Acesso em janeiro 2011.

BAKHTIN, [Volochinov,V.] Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BALL, Stephen J. The policy processes and the processes of policy. In: BOWE, Richard, BALL, Stephen J., GOLD, A. (orgs.). Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. London/New York: Routlegde, 1992. p. 6-23

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CP. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, seção 1 p.11,

Brasília, 2006. Disponível em http://www.fesp.rj.gov.br/fesp_2007/concursos/educacao2008/rcp01_06.pdf. Acesso em 15 jan 2009.