Contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita

Érika Chrsitina Kohle, Stela Miller, Cleber Barbosa da Silva Clarindo

Resumo


Este artigo objetiva discutir as contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita a partir do trabalho de produção textual de crianças do sexto ano, que ainda não dominavam de forma adequada a escrita convencional. Com base nos dados gerados por meio da metodologia de pesquisa-ação, foram estabelecidos diálogos com alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural sobre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento e com pressupostos do Círculo de Bakhtin em relação ao ensino por meio dos gêneros do discurso. Concluiu-se que, a partir da produção de enunciados inseridos em situação extraverbal, as crianças se apropriam dos atos de escrita.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem da escrita. Contribuições do professor. Pesquisa-ação. Gêneros do discurso.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LEONTIEV. A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.

MILLER, S. O epilinguístico: uma ponte entre o linguístico e o metalinguístico. 1998. 181f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Estadual Paulista, Marília, 1998.

MILLER, S.; MELLO, S. A. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em criança de 0 a 5 anos. Curitiba: Pro-Infanti, 2008.

SCHULZ, A. Pesquisa-ação: uma metodologia de mediação entre teoria e prática de ação docente universitária. In: MALUSÁ, A.; FELTRAN, R. C. de S. (Orgs.). A Prática da Docência Universitária. São Paulo: Factash, 2003. p. 199-226.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 103-117.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. 2. ed. Moscou: Visor, 2000b. v. 3.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16736

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.