Jérôme Bel e o grau zero: dançar, ensinar, viver
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Palavras-chave

dança
docência
Jérôme Bel

Como Citar

Munhoz, A. V. (2018). Jérôme Bel e o grau zero: dançar, ensinar, viver. Revista Contemporânea De Educação, 13(28), 844–856. https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16742

Resumo

O propósito inicial deste ensaio é uma aproximação das obras do coreógrafo contemporâneo francês Jérôme Bel, mais especificamente, de três delas: Véronique Doisneau (2004), Pichet klunchun and myself (2005) e Gala (2015). Não se tem por objetivo realizar uma análise dessas obras, tampouco adentrar no trabalho técnico do coreógrafo, mas colocar tais obras em suspensão, ou melhor, provocar uma redução em expansão, tal qual a proposta de sua exposição 3’. 30”. 3’. 30”. 3h, no Musée de la Danse, na França, em 2011. Por fim, busca-se uma aproximação do procedimento de Bel com a docência, tomando-se Roland Barthes como intercessor. Uma redução ao grau zero da dança é o que propõe Bel. Uma redução ao grau zero da docência é o convite que, em última instância, este artigo se propõe a pensar.

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16742
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