Resumo
Esta comunicação apresenta dados de pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro, que visa mapear experiências de ampliação da jornada escolar, privilegiando um de seus focos -- os sujeitos e(m) atuação. Metodologicamente, trabalhamos com instrumento de coleta de dados, do qual destacamos uma questão referente a esse foco. Os dados nos levam a reflexões acerca do trabalho e da profissionalização docente, assim como dos projetos de ampliação da jornada escolar em relação aos sujeitos que neles atuam e de sua(s) formação(ões). Os resultados destacam, nas experiências do Programa Mais Educação, a ausência de estratégias mais efetivas em relação à formação dos sujeitos que nele atuam e às condições de trabalho que lhes são propiciadas. Recortando a investigação nas experiências do Mais Educação, perguntamos: Ao incentivar a busca por oficineiros da própria comunidade, pelo “compartilhamento” da responsabilidade no processo educativo, sem se preocupar prioritariamente com a qualificação, valorização e inserção destes profissionais, não estará o Programa Mais Educação comprometendo o alcance do seu principal objetivo -- a melhoria da qualidade da educação básica?
Referências
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº. 17, de 24 de abril de 2007. Brasília, 2007: Institui o Mais Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/salas_multifuncionais.pdf. Acesso em: 30 ago. 2012.
BRASIL. Decreto 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Disponível em:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Manual da Educação Integral em jornada ampliada para obtenção de apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto Na Escola -- PDDE/Educação Integral, no exercício de 2011. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=16701&Itemid=1114. Acesso em: 23 jul. 2011.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. Programa Mais Educação: Passo a
passo Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em: 05 set. 2012.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9608.htm. Acesso em: 09 set. 2012.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).