APOSTOLADO CÍVICO: A FUNÇÃO SOCIAL DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1942)
PDF

Palavras-chave

Ensino Secundário
Profissão Docente
Estado Ampliado.

Resumo

Apresentamos neste artigo algumas conclusões da pesquisa sobre as funções sociais atribuídas ao magistério de ensino secundário, no conjunto de políticas de profissionalização docente do governo federal no pós-1930. Tendo em vista que o Estado é uma relação social que envolve agentes coletivos organizados e projetos de poder em disputa, os professores, enquanto intelectuais da cultura, foram convocados a incutir na juventude escolarizada saberes, valores e concepções de mundo que se coadunavam com o projeto de Estado, sociedade e hegemonia tecido pelo governo de Getúlio Vargas que conformou o estatuto social da profissão, elaborado por diversas agências da sociedade política e da sociedade civil.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689
PDF

Referências

ACANDA, Jorge Luis. Sociedade Civil e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

BERTOLINI, Carlos Américo. Encenações Patrióticas: a Educação e o Civismo a Serviço do Estado Novo (1937-1945).Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, 2000.

BOURDIEU, Pierre. Condição de Classe e Posição de Classe. In: A Economia das Trocas Simbólicas, São Paulo, Editora Perspectiva, 1998.

BUTTIGIEG, Joseph A. “Educação e hegemonia”. In: COUTINHO, Carlos Nelson (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, pp.39-49.

DIAS, Amália. Apostolado cívico e trabalhadores do ensino: história do magistério do ensino secundário no Brasil (1931-1946). 2008. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).