APOSTOLADO CÍVICO: A FUNÇÃO SOCIAL DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1942)

Conteúdo do artigo principal

Amália Dias

Resumo

Apresentamos neste artigo algumas conclusões da pesquisa sobre as funções sociais atribuídas ao magistério de ensino secundário, no conjunto de políticas de profissionalização docente do governo federal no pós-1930. Tendo em vista que o Estado é uma relação social que envolve agentes coletivos organizados e projetos de poder em disputa, os professores, enquanto intelectuais da cultura, foram convocados a incutir na juventude escolarizada saberes, valores e concepções de mundo que se coadunavam com o projeto de Estado, sociedade e hegemonia tecido pelo governo de Getúlio Vargas que conformou o estatuto social da profissão, elaborado por diversas agências da sociedade política e da sociedade civil.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ACANDA, Jorge Luis. Sociedade Civil e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

BERTOLINI, Carlos Américo. Encenações Patrióticas: a Educação e o Civismo a Serviço do Estado Novo (1937-1945).Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, 2000.

BOURDIEU, Pierre. Condição de Classe e Posição de Classe. In: A Economia das Trocas Simbólicas, São Paulo, Editora Perspectiva, 1998.

BUTTIGIEG, Joseph A. “Educação e hegemonia”. In: COUTINHO, Carlos Nelson (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, pp.39-49.

DIAS, Amália. Apostolado cívico e trabalhadores do ensino: história do magistério do ensino secundário no Brasil (1931-1946). 2008. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.