Abstract
Apresentamos neste artigo algumas conclusões da pesquisa sobre as funções sociais atribuídas ao magistério de ensino secundário, no conjunto de políticas de profissionalização docente do governo federal no pós-1930. Tendo em vista que o Estado é uma relação social que envolve agentes coletivos organizados e projetos de poder em disputa, os professores, enquanto intelectuais da cultura, foram convocados a incutir na juventude escolarizada saberes, valores e concepções de mundo que se coadunavam com o projeto de Estado, sociedade e hegemonia tecido pelo governo de Getúlio Vargas que conformou o estatuto social da profissão, elaborado por diversas agências da sociedade política e da sociedade civil.References
ACANDA, Jorge Luis. Sociedade Civil e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
BERTOLINI, Carlos Américo. Encenações Patrióticas: a Educação e o Civismo a Serviço do Estado Novo (1937-1945).Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, 2000.
BOURDIEU, Pierre. Condição de Classe e Posição de Classe. In: A Economia das Trocas Simbólicas, São Paulo, Editora Perspectiva, 1998.
BUTTIGIEG, Joseph A. “Educação e hegemonia”. In: COUTINHO, Carlos Nelson (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, pp.39-49.
DIAS, Amália. Apostolado cívico e trabalhadores do ensino: história do magistério do ensino secundário no Brasil (1931-1946). 2008. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).