APOSTOLADO CÍVICO: A FUNÇÃO SOCIAL DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1942)
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Mots-clés

Ensino Secundário
Profissão Docente
Estado Ampliado.

Comment citer

Dias, A. (2013). APOSTOLADO CÍVICO: A FUNÇÃO SOCIAL DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1942). Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 113–134. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689

Résumé

Apresentamos neste artigo algumas conclusões da pesquisa sobre as funções sociais atribuídas ao magistério de ensino secundário, no conjunto de políticas de profissionalização docente do governo federal no pós-1930. Tendo em vista que o Estado é uma relação social que envolve agentes coletivos organizados e projetos de poder em disputa, os professores, enquanto intelectuais da cultura, foram convocados a incutir na juventude escolarizada saberes, valores e concepções de mundo que se coadunavam com o projeto de Estado, sociedade e hegemonia tecido pelo governo de Getúlio Vargas que conformou o estatuto social da profissão, elaborado por diversas agências da sociedade política e da sociedade civil.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689
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Références

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© Revista Contemporânea de Educação 2014

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