Resumo
Nessas notas procuro assinalar porque julgo que o Educação e Desenvolvimento Social no Brasil é um clássico da Sociologia da Educação entre nós. Além de exemplificar o rigor e a amplitude da investigação, muito bem expressos nas notas dos diferentes capítulos, Cunha oferece aos seus leitores um trabalho modelo de articulação empírico-teórica no campo. Nesse sentido, independente do caráter conjuntural da análise, seu trabalho do ponto de vista da investigação sociológica é fundamental na formação de novos pesquisadores.Referências
BOURDIEU, P. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRANDÃO, Z. BAETA; A. DUTRA, A. A educação em questão. Evasão e repetência no Brasil. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982.
CUNHA, L. A. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
CUNHA, L. A. A simbólica violência da teoria. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo (43): 55-57. Nov. 1982.
MOREIRA, J. R. Educação e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Latino Americano de Ciências Sociais, 1970.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).