O PRINCÍPIO DO PROTAGONISMO INFANTIL E O DA PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ENFOQUE EMERGENTE.

Mariângela Costa Costa Schneider, Jacqueline Silva da Silva, Rogério José Schuck

Resumo


Esse artigo apresenta como o Protagonismo Infantil e a Participação - princípios do Planejamento Emergente - possibilitam aos professores a ressignificação do seu planejamento pedagógico. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, sendo que foi desenvolvida em seis escolas das três redes de ensino do município de Lajeado/RS. Os dados foram coletados através da realização de observações em seis turmas do Primeiro Ano do Ensino Fundamental, entrevistas com os professores dessas turmas e análise da documentação pedagógica produzida por eles. Os dados permitiram-nos observar que os princípios do Protagonismo Infantil e da Participação estão refletidos nas práticas de alguns professores investigados.

Palavras-chave


Planejamento no Enfoque Emergente; Protagonismo Infantil; Participação das crianças

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIKLEN, S. K. ; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KATZ, Lilian. O que podemos aprender com Reggio Emília? IN: EDWARDS, Caroly (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.