O PRINCÍPIO DO PROTAGONISMO INFANTIL E O DA PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ENFOQUE EMERGENTE.

Conteúdo do artigo principal

Mariângela Costa Costa Schneider
Jacqueline Silva da Silva
Rogério José Schuck

Resumo

Esse artigo apresenta como o Protagonismo Infantil e a Participação - princípios do Planejamento Emergente - possibilitam aos professores a ressignificação do seu planejamento pedagógico. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, sendo que foi desenvolvida em seis escolas das três redes de ensino do município de Lajeado/RS. Os dados foram coletados através da realização de observações em seis turmas do Primeiro Ano do Ensino Fundamental, entrevistas com os professores dessas turmas e análise da documentação pedagógica produzida por eles. Os dados permitiram-nos observar que os princípios do Protagonismo Infantil e da Participação estão refletidos nas práticas de alguns professores investigados.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariângela Costa Costa Schneider, UNIVATES

Pedagoga Educação Infantil Orientadora Educacional Mestranda em Ensino

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Professora Dra do Centro Universitário UNIVATES. Doutora em Educação UFRGS Mestre em Educação PUC/RS

Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Filosofia PUC/RS Professor no Centro Universitário UNIVATES

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIKLEN, S. K. ; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KATZ, Lilian. O que podemos aprender com Reggio Emília? IN: EDWARDS, Caroly (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.