DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Léia Aparecida Veiga, Jéssica Thaís Soares, Alan Alves Alievi

Resumo


Objetivou-se discutir sobre a importância do incentivo à leitura na Educação Infantil a partir da dinamização da biblioteca escolar em uma escola de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental em Londrina/PR. Trata-se de repensar a hora do conto na biblioteca escolar enquanto prática pedagógica que pode contribuir para o desenvolvimento da criança, ao despertar o interesse e o gosto pela leitura. Por meio de leituras (livros e textos científicos) e da observação direta com aplicação de questionários, verificou-se que na escola foco desse estudo a biblioteca escolar era dinâmica, fazendo com que as crianças fossem a biblioteca sem pensá-la como um lugar de castigo ou para passar as horas. Com a biblioteca mais dinamizada, essa escola estava conseguindo estimular e despertar a curiosidade pela leitura desde a mais tenra idade.

Palavras-chave


Educação Infantil. Biblioteca escolar. Contação de história

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1993.

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1998.

ARAÚJO, A. C. et al. A importância do ato de ler. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - - Universidade Estadual Vale do Aracajú, Tobias Barreto/SE. 2008.

BARRETO, C. C. A arte de contar histórias: uma reflexão sobre a experiência com crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) ‒ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.