A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MESQUITA-RJ (2000-2006): TRAJETÓRIAS EM CONSTRUÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Adriena Casini da Silva

Resumo

A história da profissão docente é o objeto desta pesquisa. Entende o sistema público de ensino de Mesquita, na Baixada Fluminense, através do modo como um grupo de professores forjou sua identidade profissional. Percebe-se a existência de três grupos diferenciados de professores: concursados de Nova Iguaçu, que pela localização de sua escola, passam a integrar a rede mesquitense; contratados oriundos de escolas particulares que passam a ser administradas pela prefeitura e docentes inscritos em uma cooperativa que selecionava futuros profissionais para o município. Conclui-se que se Mesquita consegue estruturar um sistema de ensino, a de seus professores é heterogênea.

Detalhes do artigo

Seção
Notas de pesquisa
Biografia do Autor

Adriena Casini da Silva, Faculdade de Educação - UFRJ

Cursando Mestrado em Educação pela UFRJ, Licenciatura em Letras Português-Inglês na UFRJ e pós-graduação lato sensu em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERJ e Bacharelado em Letras Português/Inglês na UFRJ. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa sobre Marxismo, Filosofia e Sociedade (GPEMFS) na UFRRJ, atuando na linha de pesquisa Marxismo e Educação.

Referências

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUBAR, Claude. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol.19, n. 62, abr.1998.

DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. A socialização e a formação escolar. In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política. 1997: 241-266.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.