A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MESQUITA-RJ (2000-2006): TRAJETÓRIAS EM CONSTRUÇÃO
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

sistema público de ensino de Mesquita
identidade profissional docente
história da profissão docente.

Cómo citar

Silva, A. C. da. (2015). A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MESQUITA-RJ (2000-2006): TRAJETÓRIAS EM CONSTRUÇÃO. Revista Contemporânea De Educação, 10(19), 215 a 221. https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1933

Resumen

A história da profissão docente é o objeto desta pesquisa. Entende o sistema público de ensino de Mesquita, na Baixada Fluminense, através do modo como um grupo de professores forjou sua identidade profissional. Percebe-se a existência de três grupos diferenciados de professores: concursados de Nova Iguaçu, que pela localização de sua escola, passam a integrar a rede mesquitense; contratados oriundos de escolas particulares que passam a ser administradas pela prefeitura e docentes inscritos em uma cooperativa que selecionava futuros profissionais para o município. Conclui-se que se Mesquita consegue estruturar um sistema de ensino, a de seus professores é heterogênea.
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1933
PDF (Português (Brasil))

Citas

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUBAR, Claude. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol.19, n. 62, abr.1998.

DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. A socialização e a formação escolar. In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política. 1997: 241-266.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2015 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.