Resumen
A história da profissão docente é o objeto desta pesquisa. Entende o sistema público de ensino de Mesquita, na Baixada Fluminense, através do modo como um grupo de professores forjou sua identidade profissional. Percebe-se a existência de três grupos diferenciados de professores: concursados de Nova Iguaçu, que pela localização de sua escola, passam a integrar a rede mesquitense; contratados oriundos de escolas particulares que passam a ser administradas pela prefeitura e docentes inscritos em uma cooperativa que selecionava futuros profissionais para o município. Conclui-se que se Mesquita consegue estruturar um sistema de ensino, a de seus professores é heterogênea.Citas
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBAR, Claude. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol.19, n. 62, abr.1998.
DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. A socialização e a formação escolar. In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política. 1997: 241-266.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).