Práticas pedagógicas da escola normal de Niterói na Primeira República

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Ariadne Lopes Ecar

Resumo

Neste artigo apresentamos a constituição das práticas pedagógicas da Escola  Normal de Niterói, na Primeira República. O recorte temporal foi delimitado pelas leis que reformaram a formação de professores fluminense, do fim do século XIX até a década de 1910. As Leis e as Mensagens dos Presidentes de Estado (1892-1924) formam um corpus documental imprescindível para a compreensão da cultura escolar e do estabelecimento do conteúdo programático, das disciplinas, e como ocorriam os exames de admissão, bem como os exames finais de Pedagogia, disciplina basilar da formação de professores. Ora criticada, ora alçada a lugar de destaque, consideramos que a Escola Normal de Niterói exerceu papel exemplar formando professores e contribuindo com a expansão da educação fluminense.

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Biografia do Autor

Ariadne Lopes Ecar, Faculdade de Medicina (Departamento de Medicina Preventiva) - Pós-doutorado

Pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Departamento de Medicina Preventiva), sob supervisão do professor Dr. André Mota. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FE/UERJ. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense - FE/UFF - tendo cursado a pós-graduação Lato Sensu "Profissionais da escola e práticas curriculares" na mesma Universidade. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - NIEPHE/USP. Possui experiência na área de Educação tendo trabalhado com Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalha como tutora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Trabalhou como professora auxiliar na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com as disciplinas História da Educação Brasileira, História dos Processos de Escolarização, História da Profissão Docente, Introdução à Pedagogia: História, formação e campos de atuação e Pesquisa e Práticas Pedagógicas. Já pesquisou sobre o Curso de Pedagogia e formação de professores pela Escola Normal de Niterói na Primeira República; sobre o ensino rural na capital de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940 e, atualmente, pesquisa a interface educação, saúde e filantropia.

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