PEDAGOGIA DO SILENCIAMENTO

Resumo

Certamente todo professor ou toda professora -- de qualquer disciplina e de qualquer estágio de ensino -- já refletiu a respeito da qualidade de suas aulas. Entre eles, os de Língua Portuguesa provavelmente já se  questionaram sobre suas metodologias: são diferentes daquelas aplicadas quarenta anos atrás? Precisam repetir as fórmulas de “decorebas”? A participação do aluno, tão cobrada nos planos de ensino, deve ser estimulada ou ignorada? Como preparar o docente para os desafios da era digital? Essas são algumas das indagações de Pedagogia do silenciamento cujo autor -- doutor em linguística -- defende o ensino de Língua Portuguesa distante da repetição de regras gramaticais, convidando os professores a estimularem o discente a participar da disciplina que é fundamental para a compreensão de todas as outras. O barulho -- e não o silêncio -- é ingrediente elementar para o resultado satisfatório, formando um cidadão ativo, consciente e questionador.

https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2177
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