PEDAGOGIA DO SILENCIAMENTO

Résumé

Certamente todo professor ou toda professora -- de qualquer disciplina e de qualquer estágio de ensino -- já refletiu a respeito da qualidade de suas aulas. Entre eles, os de Língua Portuguesa provavelmente já se  questionaram sobre suas metodologias: são diferentes daquelas aplicadas quarenta anos atrás? Precisam repetir as fórmulas de “decorebas”? A participação do aluno, tão cobrada nos planos de ensino, deve ser estimulada ou ignorada? Como preparar o docente para os desafios da era digital? Essas são algumas das indagações de Pedagogia do silenciamento cujo autor -- doutor em linguística -- defende o ensino de Língua Portuguesa distante da repetição de regras gramaticais, convidando os professores a estimularem o discente a participar da disciplina que é fundamental para a compreensão de todas as outras. O barulho -- e não o silêncio -- é ingrediente elementar para o resultado satisfatório, formando um cidadão ativo, consciente e questionador.

https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2177
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).